Um meta post sobre voltar a escrita

Posted on Tue 23 July 2019 in random

Eu tenho um dominio e website mas tenho uma preguiça enorme de manter isso alimentado. Parece uma plantinha que ta murcha e por tanto tempo sem alimentar vou matando aos pouquinhos. Tive um pé de hortelã, pé de manjericão, até espada de São Jorge (por incrível que pareça) mas antes de ter todos esses pés, eu tive uns pés de blogs antes.

Faço aqui a mea culpa da escolha da plataforma pra publicar, que não é tão facilitadora. O Pelican é um gerador estático de conteudo e acho que é até legal utilizá-lo. Boa parte dos posts desse blog foram escritos utilizando reStructuredText, este é o primeiro escrito utilizando markdown. Estou mudando porquê já estou bem mais acostumado com a sintaxe. Escrever documentação de projetos ou código utilizando-o ja deixou muito fácil escrever richtext de maneira natural.

O problema, meu amiguinho, é na hora de colocar nas nuvens. Eu to utilizando um VPS pra hospedar o html estático gerado e estou utilizando o git pra ficar enviando as atualizações. Isso seria maravilhoso, publicar automaticamente novos textos toda vez que eu desse commits com conteúdo novo do site gerados na minha maquina local. Basicamente isso é possivel utilizando um virtualenv do pyenv em Python 3.6.0 e, ao escrever conteúdo novo, eu escrevo no markdown, dou um pelican contentpra gerar os estáticos e um 'pelican --listen` pra ver como está localmente.

Questão é que o bonito aqui não configurou hooks pra fazer o deploy automaticamente quando eu comitar na master do repositório do blog. Isso ta no TODO desses proximos dias. Bora ver se sai da poeira esse blog. ;)